sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Grã-Bretanha vai proibir drogas legais

O Ministério do Interior da Grã-Bretanha pretende proibir até ao final do ano três das chamadas drogas legais em circulação no país.
De acordo com a edição online da BBC, a BZP, GBL e o Spice vão passar a fazer parte das substâncias ilegais, sendo a sua posse punível com dois anos de prisão, enquanto o tráfico será punicel com até 14 anos de prisão.
Até agora vendidas abertamente em lojas e na Internet da Grã-Bretanha, estas drogas foram consideradas como «uma ameaça crescente particularmente para jovens», declarou Alan Johnson, ministro do Interior britânico.
Alan Johnson garantiu que existe «uma percepção de que muitas das assim chamadas drogas legais são inofensivas. No entanto, em alguns casos os consumidores podem estar a ingerir líquidos industriais perigosos ou a fumar substâncias químicas que sejam muito mais prejudiciais do que a própria cannabis», disse Johnson.
O BZP foi inicialmente testado como tratamento para gado com vermes, mas nunca chegou a ser muito usado porque causava ataques em alguns animais.
O GBL é um solvente industrial utilizado para remover tinta e que para os consumidores é um substituto do GHB, conhecido como droga da violação .
O BZP (benzilpiperazina) e o GBL (gama-butirolactona) podem causar graves distúrbios cardíacos, vómitos, ataques de ansiedade, mudanças de humor e tonturas
Segundo especialistas, o Spice é uma mistura de ervas para fumo que é importada da China. A droga funciona como substituto da canábis produzido artificialmente com substâncias - canabinóides - que reproduzem os efeitos da planta e estão disponíveis no mercado por cerca de 30 euros.
Em Maio, um médico legista da cidade de Sheffield, no norte da Inglaterra, relacionou o BZP - também conhecido como ecstasy de ervas - à morte de duas pessoas.
A mãe de um dos jovens fez campanha para a proibição deste tipo de drogas, consideradas mais leves. «A mensagem a passar aos jovens é que ser legal não significa que seja inifensivo», garantiu.

FONTE: http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=513

Nenhum comentário:

Postar um comentário