quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Guerra do tráfico em Ciudad Juárez registra recorde de 3 mil mortos em 2010

Ciudad Juárez, considerada a cidade mais perigosa do México, registrou nesta quarta-feira (15/12) a marca recorde de três mil assassinatos em um só ano, dez vezes mais do que o total em 2007. De acordo com a polícia local, a marca foi atingida após a morte de duas pessoas nesta terça-feira (14/12).

No ano passado, 2.763 pessoas morreram em Juárez, 1.140 a mais do que em 2008. Um total de 7.386 pessoas morreu em Juárez nos últimos três anos.

Diretamente afetada pela atuação de cartéis do tráfico de drogas, Juárez se tornou um símbolo da violência no México. Desde o início da política do governo de Felipe Calderón no combate ao crime organizado, mais de 30 mil pessoas morreram em episódios ligados ao narcotráfico em todo o país.

Aztecas

Em 29 de novembro, a polícia mexicana prendeu o suposto líder da gangue dos Aztecas, tido como responsável por grande parte da violência em Juárez, localizada na fronteira entre o México e os Estados Unidos. Os integrantes da gangue trabalham como matadores para cartel de traficantes de Juárez.

Arturo Gallegos Castrellón confessou ter ordenado a maioria das mortes ocorridas desde agosto de 2009, entre elas a de uma funcionária do consulado dos Estados Unidos na cidade e de cinco policiais federais, informou a polícia.

Os Aztecas e uma outra organização local, conhecida como Barrio Azteca, operam nos dois lados da fronteira. As duas gangues são aliadas ao cartel Juárez, que está lutando contra o cartel rival Sinaloa pelo controle da cidade e de suas rotas de tráfico.

FONTE: http://operamundi.uol.com.br/noticias/GUERRA+DO+TRAFICO+EM+CIUDAD+JUAREZ+REGISTRA+RECORDE+DE+3+MIL+MORTOS+EM+2010_8255.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário