domingo, 24 de abril de 2011

Reflexão da América Livre de Drogas, por William S. Burroughs

William S. Burroughs fora um escritor, pintor, e crítico nascido nos Estados Unidos, faleceu em 1997. Muitos devem tê-lo visto na capa do cd dos Beatles "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", próxima a Marilyn Monroe. Deixou reflexões angustiantes sobre a estupidez da idéia de uma américa limpa, sem drogas:

"Aqueles répteis asquerosos, dedos-duros do congresso, andam falando imbecilidades sobre uma américa livre de drogas até o ano 2001. Perspectiva deprimente!
É claro que não estão incluídos álcool e cigarros, cujo consumo vai aumentar vertiginosamente. Como se pode ter um estado livre de drogas? Simples. Uma operação pode remover os receptores de drogas do cérebro.
Quem se recusar a fazer a cirurgia será privado de todos os seus direitos. Eles não vão poder alugar casa, os restaurantes e bares vão se negar a atendê-los. Não terão passaporte, nem benefícios sociais, nem cobertura médica, nem direito de comprar armas de fogo.
Como odeio os que se dedicam a gerar conformismo. Com que objetivo? Imagine a banalidade estéril de uma américa livre de drogas.
Nada de drogados, apenas bons e decentes americanos de vida limpa, de uma costa brilhante à outra. Toda a área da dissensão extirpada, como um furúnculo.
Nada de favelas. Nada de regiões de operações clandestinas vagas. Nada de nada. Ali fora, nas ruas impiedosas do meio-dia. Nada de cartas.
Até que ponto será bom ter conformismo total? Que lugar vai sobrar para a singularidade? E a personalidade? E você e eu?" ( William S. Burroughs)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário