terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Casa com 315 m² feita de cânhamo é concluída em Ashville

Uma casa com 315 metros quadrados feita de Cannabis, ou cânhamo, acaba de ser concluída em Ashville, no estado americano da Carolina do Norte.



Não se trata da Cannabis usada para produzir a droga, mas a sua variedade industrial, que possui um teor muito pequeno de THC, o princípio psicoativo da droga. Este tipo de cânhamo é usado há séculos para produzir tecidos, cordas e também como material de construção. Ambos, o papel onde foi escrita a constituição americana e as velas das embarcações que trouxeram Cabral ao Brasil eram feitos com esta matéria-prima.


A mistura das fibras da planta com cal e água resultam no Hemcrete (o nosso betão). É difícil encontrar material melhor para uma construção sustentável. Para começar é neutro em gases do efeito estufa, porque, ao ser desenvolvido, o cânhamo sequestra carbono numa proporção de 22 toneladas por hectare plantado. Também cresce rápido e é simples de cultivar. O resultado é um material barato e durável — uma ótima herança para filhos, netos, bisnetos, etc. — com vida útil estimada entre 600 e 800 anos. Ao contrário do que se poderia imaginar, não expele qualquer tipo de toxina. Não é piada. Segundo o construtor, nenhuma outro material mantém o ar interno da casa tão puro.

Mas por ser uma variedade de Cannabis, o cânhamo industrial sofre preconceitos. Mesmo sendo inapropriado para a produção da droga, o seu cultivo é proibido nos EUA, o mesmo país onde 19 estados já legalizaram a produção de erva medicinal, aceita como tratamento complementar de doenças em que é preciso aliviar a dor ou aumentar o apetite do paciente. Para construir esta casa, foi preciso importar a matéria-prima da Europa.

Além da estrutura de cânhamo, a casa de Ashville usa outros materiais sustentáveis. O principal é o PurePanels, usado em paredes e portas e produzido 100% com pasta de papel reciclado.

FONTE: http://networkedblogs.com/e1zzp

Nenhum comentário:

Postar um comentário